Feira do ESCAMBAU – Brasilia

Escambau – Feira de Trocas

A Escambau é um dos principais projetos culturais da Cooperativa Trilha Mundos (www.trilhamundos.com.br). A idéia tem fundamento na prática da economia solidária, buscando promover na sociedade uma reflexão sobre o consumismo e os valores dados a cada produto. O estímulo ao reaproveitamento de artigos, a partir da troca, mostra uma nova forma de adquirir materiais, sem o uso do dinheiro. Com essa premissa, a Feira foi organizada nos moldes da prática do escambo, uma das mais antigas formas de negociação de produtos da civilização. A compra e venda de produtos não são permitidas no evento.

A feira é uma forma de dar outro destino aos produtos que não são mais necessários para você, mas que podem ter muito valor para outras pessoas.

São trocados artigos novos e usados, possibilitando a re-ciclagem e o reaproveitamento de produtos literários (livros, revistas em quadrinhos), e fonográficos (CD’s, LP’s, DVD’s), além de roupas, artigos de decoração, esportivos, de utilidade doméstica, entre outros. Quem quiser participar do evento basta levar algum item que não precise mais e negociar a troca no local.  Os itens devem estar limpos e em bom estado de conservação.

As pessoas que tiverem mais de 20 itens para trocar podem ter uma mesa gratuitamente, nessa edição as mesas serão liberadas por ordem de chegada.

A primeira edição da Feira ocorreu em agosto de 2006 e, desde então, o encontro vem crescendo e agregando novos adeptos. Além das trocas, a feira sempre promove atrações artísticas, como forma de promover o intercâmbio cultural. Nas suas primeiras edições a Escambau foi realizada no Conic, fazendo parte do Programa de Revitalização do Setor de Diversões Sul, uma parceria entre a Cooperativa Trilha Mundos e a Prefeitura do SDS. O evento também já foi realizada em universidades – UnB, UniceuB e Universidade Católica – parques e espaços culturais da cidade.

No dia 28 de novembro de 2009, acontece a 11ª edição da feira, das 14h às 18h. A feira irá marcar a inauguração do novo Centro Cultural Raízes, agora localizado na 408 norte, bloco D. No som, muita música brasileira com o DJ Rud.
A Escambau também arrecada doações. Os livros e os artigos de vestuário doados irão para instituições beneficentes.

Para saber mais informações, entre em contato com a organização da Feira pelo e-mail feiraescambau@gmail.com, e faça parte da comunidade Escambau no orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=17022274.

Serviço:

Escambau – Feira de Trocas
Data: 28/11/2009
Horário: 14h às 18h
Local: Centro Cutural Raízes, 408 norte, bloco D. Brasília-DF
Atração: DJ Rud

Contatos:
feiraescambau@gmail.com
9964-2048

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: