Formação de Agentes Socioambientais Urbanos na UMAPAZ – curso grátis

UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ

PROGRAMA CARTA DA TERRA EM AÇÃO

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos

2009 – TURMA 2

Inscrições de 24 a 31 de julho – Resultado dia 07 de Agosto.

Estão abertas as inscrições para os interessados no curso de Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, que será realizado pela UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), localizada na Av. IV Centenário, 1268, Parque Ibirapuera, em São Paulo, no período de 17 de agosto a 20 de outubro. A participação é gratuita. São 50 vagas e haverá seleção. Os candidatos devem inscrever-se inicialmente para o Módulo Básico. Informações e inscrições pelo e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

O curso integra o Programa CARTA DA TERRA EM AÇÃO e tem por objetivo reunir pessoas dispostas a refletir sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, interessadas em desenvolver a capacidade de observação; compartilhar conhecimentos e modos de vida urbana sustentável e a gerar mudanças, considerando que “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo” (Gandhi).

O Programa Carta da Terra em Ação é coordenado pela Profa. Dra. Rose Marie Inojosa, diretora da UMAPAZ. A turma é acompanhada durante todo o processo pela Profa. Eveline Limaverde, designer de sustentabilidade e docente da UMAPAZ.

O processo de formação tem um total de 120 horas, composto por 20 horas do módulo básico Carta da Terra; 60 horas dos módulos específicos Diversidade Humana e Sustentabilidade, Cultura de Paz e Sustentabilidade e/ou Integridade Ecológica e Sustentabilidade, para aprofundando aspectos tratados no módulo básico, e o módulo livre Percurso de Aprendizagem, com orientador, até completar as 120 horas e desenvolver a expressão da aprendizagem.

A apresentação da expressão da aprendizagem de cada participante, por texto, aula, performance ou outro formato, deverá ser feita em fevereiro de 2010. Após a aceitação do trabalho, o participante fará jus ao certificado de Agente Socioambiental Urbano, que será fornecido pela UMAPAZ em março de 2010.

As aulas são ministradas em português. A metodologia adota a transdisciplinaridade dos conteúdos e práticas, visando à produção conjunta de conhecimentos e tendo como apoio aulas expositivas, diálogos, vídeos e dinâmicas.

As leituras e pesquisas fazem parte da formação.  A biblioteca da UMAPAZ – Espaço Sapucaia – está à disposição dos participantes, de segunda a sexta, das 09 às 19 horas, e aos sábados, das 09 às 13 horas. Os participantes terão duas semanas, a contar da data de conclusão do módulo básico para apresentar seu relatório de aproveitamento do Módulo Básico.

1 – MÓDULO BÁSICO: CARTA DA TERRA (pré-requisito)

O Módulo Básico tem por objetivo iniciar a formação dos agentes socioambientais urbanos, tendo como base os princípios da Carta da Terra e estimular a articulação de uma rede entre os participantes. A Carta é um documento acolhido pela Organização das Nações Unidas, que começou a ser escrita na Conferência Rio 92 e percorreu o mundo até seu formato final. É um código de ética do planeta, trazendo princípios necessários para uma sociedade global, justa, equilibrada, sustentável e pacífica. Diante das complexidades globais e locais, sociais e ambientais, de valores e comportamentos que implicam a interdependência entre os seres humanos e na comunidade da vida, a Carta da Terra apresenta um diagnóstico amplo dos desafios presentes e futuros e é um chamado a novas escolhas e à responsabilidade coletiva.

Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)

Datas e Horário: 17, 18, 19, 20 e 21 de agosto, das 18h às 22 h.

PROGRAMA

Aula 1 (17/08) – Tema: Do Universo à Identidade Planetária

Prof. Dr. Walmir Thomazi Cardoso, Físico (docente da UMAPAZ)

Referências:

PRIGOGINE, Ilya Carta às Futuras Gerações, Folha de S.Paulo, Caderno Mais, 30/01/2000

FROIS, Katja Plotz Uma breve história do fim das certezas ou o  paradoxo de Janus, Cadernos de Pesquisa Interdisciplinares em Ciências Humandas, 63, FPolis, dez.2004, disponível em www.cfh.ufsc.br/~dich/TextoCaderno63.pdf

MORIN, Edgar & KERN Anne B. Terra Pátria, Porto Alegre: Salina, 2005

Aula 2 (18/08) – Tema: Declaração de Interdependência: a Carta da Terra

Profa. Maria Christina Belfort (artista plástica e designer de sustentabilidade)

Referências:

A Carta da Terra, documento da ONU (disponível em www.cartadaterra.org)

Vídeo com narração de Leonardo Boff

THICH NHAT HANH, Interser, poema

Aula 3 (19/08) – Tema: Sustentabilidade: Múltiplas Abordagens

Profª Drª Márcia Halluli Menneh (arquiteta e urbanista, docente da UMAPAZ)

Referências:

WOLTMANN, A & ARAÚJO, Luiz E. B. Desenvolvimento x Sustentabilidade: uma abordagem transdisciplinar. Panóptica, ano 1, n 8, maio-junho 2007, p.461-481

www.panoptica.org/maio_junto2007/N.8_020_Woltmann.p.461-482.pdf

Vídeo: Buraco Branco no Tempo, Peter Russel

Aula 4 (20/08) – Tema:Conflitos e Diálogos Socioambientais

Profª Draª Rose Marie Inojosa (comunicadora social, diretora e docente da UMAPAZ)

Referências:

BUCKLES (org) Cultivar la paz – conflicto y colaboración en el manejo de los recursos naturales. [s.l.], 2000   – disponível em inglês, francês e espanhol para download em www.idrc.ca/es/ev-9398-201-1-DO_TOPIC.html.

Vídeo: A Revolução Silenciosa

Aula 5 (21/08) -Tema: Educação e Transformação

Profª Glacilda Pinheiro Correa (pedagoga, docente da UMAPAZ)

Referências:

MORIN, Edgard Os sete saberes necessários à educação do Futuro, São Paulo:Cortez,2000- e artigo disponível em www.centrorefeducacional.com.br/setesaberes.htm

GADOTTI, Moacir Pedagogia da Terra, São Paulo: Peirópolis, 2000,p.131-146

2 – MÓDULOS ESPECÍFICOS

O papel dos Módulos Específicos é aprofundar a reflexão sobre os princípios da Carta da Terra relacionando-os ao contexto histórico atual e às realidades locais.

· Diversidade Humana e Sustentabilidade

Esse módulo, tendo a Carta da Terra como base e estrutura, trabalha o respeito e a valorização das diversidades humanas, como patrimônio Universal, com foco na complexa e cosmopolita realidade antrópica paulistana.

O curso procura auxiliar na construção da Sustentabilidade a partir da perspectiva da convivência humana pacífica  e diversa, respeitando  as diferenças não como obstáculo, mas como patrimônio  em si e constituintes de uma consciência e cultura  global e  interdependente.

Objetivos:

· Propiciar a construção coletiva de conhecimentos, visando auxiliar o fortalecimento de valores e comportamentos humanos sustentáveis entre si e em relação ao meio Ambiente.

· Contribuir para o fortalecimento  da responsabilidade  socioambiental  individual e coletiva, frente aos impactos das ações humanas sobre o meio.

· Discutir as potencialidades e desafios para a construção da Cidadania Planetária.

Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)

Datas e Horário: 01, 03, 08, 10 e 15 de setembro de 2009, das 18h às 22 h.

Conteúdo programático: Antropologia Cultural e Diversidade Biológica; A família humana e sua pegada ecológica no planeta e no Brasil; Diversidade e convivência na Cidade de São Paulo; Redes sociais e relações humanas; Direitos humanos e cidadania planetária

Coordenação: Prof. André Luiz Moura de Alcântara, sociólogo, docente da UMAPAZ.

· Integridade Ecológica e Sustentabilidade

Nas últimas décadas, o meio ambiente vem sendo gravemente comprometido, chegando até mesmo à destruição irreversível de inúmeros ecossistemas. Nesse momento da história, quando há uma redução drástica da biodiversidade do planeta, é fundamental uma mudança de valores e posturas diante da vida; é necessário, mais do que nunca, reconhecer que fazemos parte de um sistema comum. O Curso Integridade Ecológica e Sustentabilidade tem por objetivo explorar o conhecimento sobre o funcionamento dos ecossistemas e biomas da Terra.

Objetivos:

· Construir conhecimento de forma conjunta, visando promover ações transformadoras na relação com o meio ambiente.

· Trabalhar conceitos de responsabilidade socioambiental, visando minimizar os impactos sobre os ecossistemas.

· Estimular os participantes a se tornarem agentes multiplicadores de boas práticas ambientais.

Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)

Datas e Horário: 17, 22, 24, 29 de setembro e 01 de outubro, das 18h às 22h.

Temas: O Sistema Solar e o Planeta Terra; Biodiversidade e Evolução; Biogeografia da Terra; Biomas do Brasil; Mudanças Climáticas e desafios do século XXI

Coordenação: Prof. Vitor Otávio Lucato, biólogo, ecólogo, docente da UMAPAZ.

· Cultura de Paz e Sustentabilidade

Visa à formação de pessoas na Cidade de São Paulo, tendo como valores a responsabilidade ambiental, a cultura de paz e da não violência e, com este compromisso, trabalhar a resolução pacífica dos conflitos socioambientais.

Objetivos:

· Estimular o diálogo, a solidariedade e a cooperação entre as pessoas, construindo saberes e práticas e fortalecendo valores humanos em busca de uma convivência pacífica com os outros seres vivos;

· Partilhar saberes e experiências, reconhecendo e preservando os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual em todas as culturas contribuindo para a proteção ambiental e o bem estar humano;

· Promover a pedagogia da convivência, a paz consigo mesmo, com os outros e com a natureza respeitando a diversidade, desenvolvendo uma cultura de cooperação, incentivando a participação.

Carga Horária: 20 horas (05 aulas de 4 horas)

Datas e Horário: 06, 08, 13, 15 e 20 de outubro, das 18h às 22 h.

Temas: Paz e Sobrevivência: a cultura de paz na mediação dos conflitos socioambientais; A paz como caminho: o diálogo entre as concepções pedagógicas; A paz como desafio nas grandes metrópoles; Pedagogia da Convivência; Educação para a paz no século XXI

Coordenação: Profª Glacilda Pinheiro Corrêa Pedroso, pedagoga, docente da UMAPAZ

3 – MÓDULO LIVRE PERCURSO DE APRENDIZAGEM

Cursos e atividades: mediante orientação (até completar 120 horas)

Período: de novembro de 2009 a fevereiro de 2010

AGENDA RESUMO

PROGRAMA CARTA DA TERRA EM AÇÃO – TURMA 2

Local: UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz

End.: Av. IV Centenário, 1268, Parque Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil. Tel. 55 11 5572 8037

Horário: das 18h às 22h

Carga Horária Total: 120 horas

Módulo Base (pré-requisito – 20 horas): Dias: 17,18,19,20 e 21/08/2009.

Módulos Específicos

Diversidade Humana (20 horas): Dias: 01, 03, 08,10 e 15/09/2009

Integridade Ecológica (20 horas): Dias: 17, 22, 24, 29/09 e 01/10/2009

Cultura de Paz (20 horas): Dias: 06, 08, 13, 15 e 20/10/2009

Livre Percurso de Aprendizagem: até completar 120 horas, com outros cursos e atividades, mediante orientação, no período de novembro de 2009 a fevereiro de 2010.

Apresentação de expressão da aprendizagem: Até final de fevereiro de 2010.

Certificação: março de 2010

Público focalizado: Educadores e outros interessados em preparar-se para contribuir para um viver mais sustentável, segundo os princípios da Carta da Terra, e a ser a mudança que queremos ver no mundo.

Informações: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Inscrições de 24 a 31 de julho – Resultado dia 07 de Agosto.

O Curso é ministrado em português e é gratuito para os interessados.

Os candidatos devem inscrever-se inicialmente para o Módulo Base.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

PROGRAMA CARTA DA TERRA EM AÇÃO  TURMA 2 – MÓDULO BÁSICO

Envie preenchido para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

1. NOME COMPLETO:

2. Idade

3. Sexo  (    ) M    (     ) F

4 RG nº                       órgão:     UF:

5. CPF nº

5 Escolaridade        (      ) 2º grau completo  (     ) 3º grau completo

6. Área de formação:

7. Setor em que trabalha:

Empresa privada (    ) Organização não governamental (    ) Estado  (     )

8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF

9. Profissão/atividade que exerce atualmente:

10 .Se educador, instituição em que exerce a função:

11. Endereço residencial:

12. Região ou bairro                           13. CEP

14. E-mail:

15. Telefone fixo:

16. Telefone celular:

17. Por que deseja participar do Programa Carta da Terra em Ação?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: