Capacitação básica em Educação Ambiental

5 a 9 de outubro de 2009

Local

Embrapa Meio Ambiente
Jaguariúna/SP

Mapa de acesso

O curso é realizado em atendimento às demandas de diferentes interessados, como Prefeituras Municipais, com o propósito de formação de seus guardas ambientais, estudantes, professores e ambientalistas. O conteúdo teórico-prático é desenvolvido e ministrado por pesquisadores e técnicos da Embrapa, cujo conhecimento é transferido em linguagem adequada ao público-alvo.

Objetivos

Abordar os principais conceitos ecológicos, a partir de uma visão sistêmica da compreensão do funcionamento da natureza.

Fornecer ferramentas conceituais teórico-práticas para entendimento dos problemas ambientais, a fim de subsidiar os treinandos para o gerenciamento adequado dos recursos naturais.

Público-alvo

Guardas municipais, ambientalistas, professores das redes pública e privada, estudantes dos cursos de gestão ambiental, agronomia, biologia, engenharias e demais interessados em educação ambiental.

Temas

Clique aqui para ver os temas do evento.

Programação

5 a 9 de outubro

Segunda-feira

8h Abertura
8h30 às 12h Noções de ecologia e gestão ambiental
13h às 17h Noções sobre solo

Terça-feira

8h às 12h Noções sobre água
13h às 16h Aula prática no Lab. de Ecossistemas Aquáticos
16h às 17h Plantio de árvores

Quarta-feira

8h às 10h Resíduos urbanos e seu aproveitamento
10h às 12h Mudanças climáticas globais
13h às 15h Desenvolvimento de competências duráveis
15h às 17h Uso de produtos biocompatíveis na agricultura

Quinta-feira

8h às 10h Agricultura familiar e desenvolvimento rural
10h às12h Adequação ambiental das propriedades rurais
13h às 17h Agroecologia

Sexta-feira

8h às 12h Agrotóxicos e seus impactos ambientais
13h às 15h Interação fauna-flora
15h às 17h Animais peçonhentos

Equipe Técnica

Embrapa Meio Ambiente

Francisco Miguel Corrales
Engº Agrônomo e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Adm. Rural pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Analista da Embrapa com experiência na área de educação e complexidade ambiental, agroecologia, pedagogia crítica, comunicação rural, educação não formal e interdisciplinaridade.

Heloisa Ferreira Filizola
Doutora em Ciências da Terra pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da Embrapa com experiência na área de Geociências. Atua principalmente nos seguintes temas: gênese do solo, degradação do solo e física de solo.

João Carlos Canuto
Engº Agrônomo, mestre em Extensão Rural e doutor em Agronomia pela Universidad de Córdoba (Espanha). Pesquisador da Embrapa com experiência nas áreas de agroecologia, agricultura familiar e pesquisa participativa e educação ambiental. Atua também nas áreas de sociologia rural, desenvolvimento rural sustentável e comunicação.

José Abrahão Haddad Galvão
Engº Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Analista da Embrapa. Atua na condução dos experimentos tanto na área experimental da Embrapa quanto em fazendas e áreas de preservação.

José Maria Gusman Ferraz
Biólogo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), mestre em Microbiologia Agrícola pela Esalq/USP e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutor em Agroecologia pela Universidad de Córdoba (Espanha). Pesquisador da Embrapa com experiência na área de ecologia, com ênfase em: manejo de agroecossistemas, gestão ambiental, educação ambiental, agroecologia e metodologias participativas. Professor de pós-graduação da UFSCar e professor convidado da Unicamp.

Júlio Ferraz de Queiroz
Oceanólogo, doutor em Ciências Agrárias pela State University of Ghent, Bélgica e pós-doutor em Qualidade de Água e Solos para Aquicultura pela Auburn University (USA). Pesquisador da Embrapa com experiência na área de aquicultura com ênfase em avaliação e monitoramento de impacto ambiental, indicadores físico-químicos e biológicos de qualidade de água e de sedimentos, Boas Práticas de Manejo (BPMs) e gestão ambiental da aquicultura.

Ladislau Araújo Skorupa
Engº Florestal pela Universidade de Brasília (UNB) e doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador da Embrapa na área de botânica com ênfase em recuperação de áreas degradadas.

Marcelo Augusto Boechat Morandi
Engº Agronômo, mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador da Embrapa com experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente em controle biológico e métodos alternativos no controle de doenças de plantas.

Marcos Antônio Vieira Ligo
Ecólogo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). Pesquisador da Embrapa na área de impacto ambiental em agroecossistemas.

Marcos Eliseu Losekann
Zootecnista e mestre pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisador da Embrapa com experiência na área de aquicultura, exigências nutricionais de peixes, manejo alimentar e qualidade da água.

Raquel Ghini
Engª Agronôma, mestre e doutora em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e pós-doutora pela Università di Torino (Itália) Pesquisadora da Embrapa com experiência na área de Fitopatologia com ênfase em mudanças climáticas, solarização do solo e patógenos de solo. Professora de pós-graduação da Unesp e orientadora de mestrado e doutorado. Representa o Brasil no United Nations Environment Programme (UNEP).

Wagner Bettiol, Coordenador do Curso
Engº Agrônomo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo, pós-doutor pela Università di Torino (Itália). Pesquisador da Embrapa com experiência na área de Fitopatoologia com ênfase em controle biológico e produtos biocompatíveis para o controle de doenças de plantas e aproveitamento de resíduos. Professor de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Pesquisadores convidados

José Roberto Miranda
Biólogo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ecologia Geral e Aplicada e doutor em Biologia de Organismos e Populações de Ecossistemas pela Universite de Montpellier II. Pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite com experiência na área de Ecologia Aplicada. Atua nos temas: Ecologia de Povoamentos e Trópico Semi-Árido Brasileiro.

Luiz José Maria Irias
Engº Agronômo e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em Economia de Alimentos e Recursos pela University of Florida e pós-doutor pela Scientific Policy Research Unit University of Sussex. Professor universitário, especialista em Capacitação em Gestão de Programas de Cooperação Técnica pela Universidade de São Paulo (USP) e em Avaliação de Impacto Ambiental pelo Centre For Environmental Management and Planning.

Inscrições

Vagas limitadas: 52 participantes
Valor: R$ 300,00 (Trezentos reais)
As inscrições serão registradas mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível em: www.funarbe.org.br/educambiental.
A efetivação da inscrição será feita por meio da confirmação do pagamento pela Fundação.
Inscrições custeadas por instituições públicas deverão ser realizadas diretamente pelo e-mail rodrigo@funarbe.org.br.

Informações

Embrapa Meio Ambiente
Área de Comunicação Empresarial
Caixa Postal 69 – Cep 13820-000 – Jaguariúna/SP
Telefone: [19] 3311-2610 Fax: [19] 3311-2640
sac@cnpma.embrapa.br
www.cnpma.embrapa.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: